sábado, 20 de fevereiro de 2010

Qual o melhor ataque do Brasil?



É chegada a hora... Muitos Campeonatos Estaduais já estão pegando fogo por todo o Brasil e a América do Sul vai aquecendo-se com a Copa Libertadores da América. E juntamente a isso, os torcedores começam a fazer juízos a respeito de seus clubes e como não poderia ser diferente comparar com os rivais. Desta forma, nessa época do ano, costumamos a ouvir as frases: “Esse time vai dar o que falar!”, “Quando der liga...”, “Esse é o melhor time do Brasil!”, “Quero ver na final!”, “No estadual é fácil. Quero ver na Libertadores!”, etc.. Mas é outra frase -mais precisamente uma pergunta- que mais me chamou a atenção: “Qual o melhor ataque do Brasil?”.

Muitos torcedores e até comentaristas apontam já no começo do ano quais são as melhores duplas (ou trios) de ataque do Brasil, mas se deixam levar muito pela paixão pelo clube e pelo passado (nem sempre recente) desses jogadores, sem uma apropriada análise.

No Brasil, celeiro de craques e goleadores, há uma gama de bons atacantes. Podemos citar: a dupla experiente e eficiente do São Paulo, com Marcelinho Paraíba e o “Coração Valente” Washington; o ataque veloz do Internacional, com o jovem Taison e o matador Alecsandro; a dupla habilidosa do Vasco, que conta com o garoto “abusado” Coutinho e o “artilheiro dos gols bonitos” Dodô; a dupla explosiva do Palmeiras, com o craque(ou quase) Diego Souza e o forte Robert; a dupla rápida e mortal do fluminense, que tem o guerreiro Fred e o velocista Maicon; a dupla raçuda do “Fogão”, que tem os gringos e bons cabeceadores Herrera e Abreu; a dupla solidária do Cruzeiro, com o Gladiador Kléber e o sempre voluntarioso Thiago Ribeiro; a dupla (que por vezes vira trio, com Muriqui) do Atlético que conta com “Don” Diego Tardelli e o carismático Obina; e a dupla esmeraldina do Goiás, que conta com os gols do inteligente Fernandão e do muitas vezes injustiçado e subestimado Felipe.


Mas são outras quatro duplas que chamam a atenção da mídia e de minha pessoa. Esses pares, por sinal, se dividem igualitariamente entre a Libertadores e a Copa do Brasil. Segue a análise dessas linhas ofensivas que prometem infernizar defesas adversárias e dar a alegria maior para suas torcidas, por muitas vezes:

- Adriano e Vágner Love: também conhecido como o “Império do Amor”, é uma dupla formada a pouco tempo, mas que mostrou que pode se entrosar sem muitos problemas. Destaca-se pela objetividade e por contar com jogadores que já figuraram na lista do Técnico Dunga. Há pouco tempo atrás eles sofreram a primeira decepção do ano, com a derrota para o Botafogo, na Taça Guanabara. Esta decepção pode tanto resultar em crise, quanto fortalecer essa dupla. É importante dizer que o Flamengo está jogando diferentemente do ano passado, quanto jogava em uma espécie de 4-5-1 ofensivo, com Zé Roberto fazendo uma transição entre meio e ataque, ou seja, problemas ofensivos não podem ser transferidos somente para os dois. Na Libertadores veremos melhor a força do “Império do Amor”, que para os rivais é mais uma versão daquele “ataque dos sonhos” formado em 1995, com Sávio, Romário e Edmundo, que não deu certo.

- Ronaldo e Iarley: inquestionavelmente experiente e vencedora, essa dupla merece atenção na Libertadores da América. Os dois, em plenas condições físicas podem desequilibrar, mas será que chegarão às condições necessárias? Será que Mano Menezes acertará o time com os dois? São perguntas que serão respondidas, em breve. Tecnicamente os dois são espetaculares e ainda contam com a ajuda de colegas que podem colocá-los frente ao gol muitas vezes, como Jorge Henrique, Roberto Carlos, Tcheco, Danilo, Edu e Defederico. Mas eles terão que usar a vasta experiência não só contra as defesas rivais, mas também contra a pressão da torcida “fiel’ e da mídia brasileira no ano do centenário...

- Robinho e Neymar: fantasia pura. Mas até por conta desse futebol fantasioso, não se garante a eficiência dos santistas. É formada por dois atacantes velozes e habilidosos, que não se privam de marcar gols. Mas é preciso ver se Neymar vai fazer um ano mais estável que o passado e se Robinho irá jogar bem regularmente e não somente no começo, como ocorreu em seus últimos clubes. Essa dupla, dependendo da reação deles, conta ainda com uma pressão no banco de reservas, que tem Giovanni “O Messias”, o garoto André e ainda Mádson e Paulo Henrique que apesar de serem meias podem jogar no ataque. Ainda é necessário ver como essa dupla reagirá diante de situações mais adversas.

- Jonas e Borges: uma dupla injustiçada pela mídia, principalmente na análise feita individualmente. Jonas não é aquele atacante “matador”, como era Jardel, mas é detentor de muitos recursos técnicos. Ele é capaz de mudar o jogo com um drible e uma finalização inesperados, mesmo sem contar com o apoio da exigente e apaixonada torcida gremista. Já Borges, foi alvo de uma das maiores injustiças que já vi. Foi desdenhado pela mídia e por alguns são-paulinos, mesmo sendo o atacante mais regular na era recente do São-paulo hexa-campeão e hoje possui a impressionante média de um gol por jogo. Isso mesmo! Ele fez 10 gols em 10 jogos. Mas o que torna melhor essa dupla é a capacidade de ambos em encaixarem-se em esquemas e situações diferentes. Ambos chutam bem com as duas pernas, cabeceam bem, são rápidos, raçudos, não erram muitos gols e se movimentam excelentemente. Todos dois jogam em qualquer posição no ataque, facilitando assim a vida dos companheiros e do técnico. Mas vamos ter calma, pois no ano passado a diretoria e alguns “torcedores”, conseguiram atrapalhar o Grêmio após a eliminação da Libertadores. Esse ano tem tudo pra ser melhor, com essa dupla.





É certo que todas essas duplas são “infernais”, mas dificilmente todas chegarão ao fim do ano com a mesma moral de agora, devido ao caráter altamente competitivo do Futebol, que envolve muita paixão em seus juízos. Posso ter cometido alguma injustiça com ataques aqui descritos ou por mim esquecidos, mas pra mim o ataque do Grêmio vai surpreender muita gente e se destacar no futebol brasileiro deste ano. Eu sei que muita gente pensa diferente. É o normal da época e do torcedor brasileiro. E para você, qual o melhor ataque do Brasil???

Postado por: Elder Breno

6 comentários:

Unknown disse...

Robinho e Neymar certamente farão um grande campeonato Brasileiro, a dupla é veloz e muito abilidosa. Os zagueiros adversarios vão sofrer bastante pra marcar essas feras!!!!
=))

Unknown disse...

Acho que vocÊs se esqueceram da principal dupla do futebol brasileiro, que nesse ano tem tudo pra fazer bonito [b](Dôdo e Carlos Alberto[b/]. Essa dupla pode ajudar o vasco a sair do jejum de títulos. O campeonato carioca está servindo para que eles possam se entrosar cada vez mais, para quando a competição mais importante do país tive seu início, essas estrelas estarão em plena armonia!!!

Diego Coutinho disse...

O que me chama a atenção nesta postagem e que tem a foto do Louco Abreu,Fred e Adriano sendo que o Artilheiro do campeonato carioca e o Dodô, a equipe do vasco disparadamente tem o melhor ataque,meio e defesa do carioca entres os clubes considerados grande então em questão de nome sem duvidas o melhor ataque do Rio e p imperio do amor mas em questão de jogo sem duvidas e o ataque do vasco e o Louco abreu não vou nem comentar.Ai galera antes de postar da uma olhada melhor no que esta sendo colocado at´[e na pesquisa de vcs ai do lado o Dodô esta na frente do Fred e vcs coloca a foto do Louco Abreu rsrs brincadeira né e ser quer comenta do ataque Dodô e Carlos Alberto vamos pesquisar gente.
Ass: Diego Coutinho

Equipe Blog disse...

Sr. Diego Coutinho, obrigado pelo comentário, mas esse rapaz na foto não é o "Loco" Abreu, mas sim o Fernandão do Goiás! E mais: citamos o ataque do Vasco dentre muitos outros, mas destacamos 04 duplas que estão sendo mais faladas na mídia brasileira. De qualquer forma, não sou dono da verdade. E é importante dizer que as fotos servem apenas para ilustração, sem nenhuma forma de discriminação ou expressão de opinião. De qualquer forma, continue postando seus comentários, pois eles são sempre úteis.

Diego Coutinho disse...

Realmente equipe blog desculpa, e o fernandão na foto mas pior ainda né rsrs, quem é fernanadão? eu so conheço aquele que jogou no inter e foi campeão mundial pq esse que voltou da arabia eu desconheço....rsrsrs

Luciano disse...

Mais uma vez o vasco deichou a desejar! Pra que o Dôdo tinha que pegar a bola pra bater o penalt, sendo que jah tinha errado o 1°????
Mais temos que reconhecer a grade atuação de Felipe coltinho, pena que irá embora no meio do ano!!!

Obs: Elder, vlw pela dedicatoria!
abraço.

 
BlogBlogs.Com.Br