terça-feira, 2 de março de 2010

Rotatividade é um dos trunfos!

Há algum tempo dizem que o time do Cruzeiro é um dos melhores do Brasil. Antes deste Santos atual era tido como o que jogava o melhor futebol de se ver. E essas pessoas apontam o técnico Adilson Batista como o principal responsável por esse futebol que vem sendo apresentado pela equipe durante mais de dois anos. Concordo com a afirmativa, mas é preciso analisar os fatos: O Adilson tem o time nas mãos!



O treinador apelidado como “Professor Pardal” conhece o seu elenco como a palma de sua mão. Basta observar como ele consegue manter o padrão de jogo, com seus três volantes, mesmo quando está cheio de desfalques. Pensando nisso concluí que a rotatividade proposta por ele é palavra-chave para esse controle que ele exerce sobre a equipe. Antes da chegada de Adilson ao Cruzeiro, não se sabia bem quem era titular e quem podia substituir o titular. Na verdade, tinha jogador que era usado em mais de duas posições, mas não rendia em nenhuma.

Com Adilson é diferente. Agora há muitos jogadores que atuam bem em mais de uma posição e/ou função. Segue uma análise superficial por posição:

- Zaga: O capitão Leonardo Silva é o titular absoluto. Thiago Heleno, Caçapa e Gil disputam a outra vaga. E ainda tem três volantes que já foram utilizados na posição ao decorrer de jogos: Fabinho, Henrique e Marquinhos Paraná (o principal “Coringa”). Fabinho e Henrique já chegaram a formar dupla de zaga, inclusive.

- Laterais: Os ‘Pratas-da-Casa’ Jonathan e Diego Renan são os titulares, tendo Marcos (outro da base) e Fernandinho como substitutos naturais. Elicarlos, Marquinhos Paraná, Fabinho, Pedro Ken e Gilberto também já foram utilizados na função, além de Guerrón que é Ala-direita de origem. E ainda há o fato de que os titulares Jonathan e Diego Renan atuam nas duas laterais.


- Trinca de Volantes/Armadores: Na teoria, Fabrício, Henrique e Marquinhos Paraná são os titulares, mas ‘meio-mundo’ já jogou por ali. Elicarlos e Fabinho são os substitutos naturais. Mas Pedro Ken, Bernardo, Jonathan e Fernandinho já foram escalados para formar o famoso trio de volantes de Adilson. E recentemente é especulado que Gilberto pode ser o Volante pela esquerda titular do time, depois da chegada de Roger Flores.

- Meia: Roger e Gilberto disputam a vaga de titular. Bernardo é o substituto natural, mas Pedro Ken, Fernandinho e Guerrón podem fazer uma função parecida. E para os desinformados, saibam que o Gladiador Kléber era Meia-Atacante na base do Tricolor paulista.

- Ataque: Kléber é o titular indiscutível. Dependendo do adversário joga Thiago Ribeiro ou Wellington Paulista. Guerrón e o jovem Eliandro correm (e como correm!) por fora. Isso sem contar que Adilson já falou da possibilidade de adiantar Roger para essa função em alguns jogos. E ainda tem Kieza que chegou e poderá ser inscrito na fase de mata-mata da Libertadores.

Todos esses jogadores citados estão inscritos na Libertadores e parecem se multiplicar nas mãos do talentoso e estudioso Adilson Batista. Agora entendo a razão do Cruzeiro ter chegado na final da Libertadores passada jogando muita bola, mesmo sem Ânderson, Léo Fortunato, Sorín, Fernandinho, Fabrício, Soares e Thiago Ribeiro, durante a reta final.



No fim do ano passado, em uma participação em um programa de TV fechada, Adilson foi questionado se o esquema dele já não estava manjado. E ele respondeu sorrindo que ainda tinha surpresas. E parece que tem mesmo, pois a cada jogo que passa ele muda o estilo de jogo do meio de campo, sem contar nas mudanças que ocorrem ao decorrer da partida. Se você não acredita, tente entender o esquema do Cruzeiro!


Postado por: Elder Breno

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca tinha reparado, mas realmente é assim. O cruzeiro é um time onde vários jogam em várias posições. Excelente postagem. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Fico bom o Blog, parabens.

 
BlogBlogs.Com.Br