domingo, 21 de fevereiro de 2010

O "fim" de uma grande geração!


Olho com muito orgulho o que acontece atualmente com os goleiros brasileiros. Infelizmente, está chegando ao fim a carreira de grandes ídolos atuantes nessa posição tão "cruel". Como já disse o grande goleiro São Marcos do Palmeiras, "Os atacantes são os caras que tem o dom, que nasceram pra jogar futebol, pra ver o quão difícil é nossa profissão, temos de barrar esses caras, os que tem o dom!".

Por falar em Marcos, que goleiro é esse em? Iniciou sua carreira como titular no Palmeiras em meio a nada mais nada menos do que uma Libertadores. Em fase decisiva o então titular e grande goleiro Veloso se contundiu e Felipão apostou no garoto Marcos, não poderia ter sido melhor! O garoto Marcos, se transformou em São Marcos após ser decisivo na reta final da Libertadores de 1999 e garantir o título para o time do Palmeiras.

Ao fim da Libertadores o restante da carreira de Marcos foi de consagração. Defesas milagrosas sempre marcaram a sua carreira e o seu ápice veio com a Seleção Brasileira em 2002! Em uma copa do mundo perfeita por parte do goleiro, o Brasil se sagrou Penta Campeão Mundial. O título de melhor jogador da copa foi para o goleiro Óliver Kahn da Alemanha, mas no fundo, no fundo, todos sabem que Marcos agarrou muito mais do que ele!

E o que mais é admirável na carreira de Marcos é que além de excelente goleiro e profissional, é uma excelente pessoa incontestavelmente. É o único jogador do Palmeiras na história que é querido por todas as torcidas, inclusive pela do grande e eterno rival Corinthians!


Um outro nome que é impossível lembrar da profissão de goleiro e não lembrar dele é: Rogério Ceni.

O goleiro artilheiro foi além de ser um goleiro marcado com grandes defesas, e se tornou um excelente cobrador de bolas paradas (faltas e pênaltis), tanto é que mesmo antes de encerrar a carreira já cravou seu nome como o maior goleiro artilheiro de todos os tempos.

Ceni, sempre possuiu um excelente posicionamento no gol, dedicou sua carreira inteira ao São Paulo e foi muito feliz nela! Adquirido pelo São Paulo na copa São Paulo de Futebol Junior, o goleiro se tornou um dos maiores, senão o maior jogador da história do São Paulo.

É um ser de caráter polêmico mas de talento indiscutível.


Um outro grande goleiro em exercício, que é ícone da profissão é o goleiro Clemer, atual treinador de goleiros do Internacional de Porto Alegre.

Revelado no Moto Club, esse goleiro teve passagem gloriosa pela Portuguesa, chegando ao vice-campeonato brasileiro do ano de 1996. Após uma excelente passagem pela Portuguesa, o goleiro se transferiu para o Flamengo, onde também foi ídolo, vencendo campeonatos Carioca, a copa dos campeões e a extinta Copa Mercosul, que é como se fosse uma Copa Sulamericana da atualidade.

Após a passagem pelo Flamengo, Clemer se viu obrigado a partir para o Internacional de Porto Alegre para dar vaga a novos nomes no Flamengo, o goleiro Júlio César da seleção é a mostra disso!

No Internacional, o goleiro mais uma vez se sagrou como ídolo da torcida. Ganhou vários campeonatos gaúchos e teve o cume de sua carreira com a conquista da Libertadores e do Mundial Interclubes de 2006.

Esses três goleiros são só exemplos de uma grande geração que infelizmente está chegando ao fim. Marcos e R. Ceni tem mais poucos anos de carreira! E Clemer já se tornou preparador de goleiros no Internacional.

Foi uma safra realmente gloriosa para a profissão e para o futebol brasileiro em geral. E é de deixar com orgulho qualquer torcedor, não só de um clube em específico, mas todos os amantes do futebol brasileiro, poderíamos citar outros grandes nomes dessa safra, como Fábio Costa do Santos, Sílvio Luís do São Caetano ou Harlei do Goiás, por exemplo, mas todos estes dispensam comentários.

Mas pra nossa sorte, está surgindo uma nova geração que promete muitas glórias assim como a anterior, a exemplo disso temos: Bruno (Flamengo), Felipe (Corinthians), Fábio (Cruzeiro), Fernando Prass (Vasco), Lauro (Internacional), Victor (Grêmio), Felipe (Santos), Dênis (São Paulo), Jéfferson (Botafogo), Rafael (Fluminense) e tantos outros nomes, sem falar em Júlio César, Doni e Diego Cavallieri atualmente atuando na Europa.

Resta a nós, amantes do futebol, torcer para que essa safra seja gloriosa tanto quanto a outra, ou até mais do que ela! Comente!

Postado por: Welder Pinheiro Luz

2 comentários:

Unknown disse...

Ótima matéria, realmente a "saga" dos goleiros ídolos do Brasil está cada vez mais perto de ser encerrada! Resta a nós agradecer a eles por tudo o que eles fizeram !

Anônimo disse...

Realmente grandes goleiros estão dando adeus ao futebol e concerteza deixarão saudades. Não vou incluir Clemer, sempre achei ele horrivél, mas concordo plenamente com os outros.

 
BlogBlogs.Com.Br