quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Opção Profissional ou Receio Emocional???

Recentemente Arthur Antunes Coimbra recebeu mais um dos diversos convites do Clube de Regatas Flamengo, para exercer algum cargo no Clube. E mais uma vez a resposta de Zico ao convite não foi o esperado pela cúpula flamenguista. Junto a mais essa negativa de Zico surge uma dúvida: ele não assume um cargo no Flamengo por opção profissional ou por um temor emocional? Esse receio emocional a que me refiro é o de não realizar o trabalho esperado pela torcida e por ele mesmo, podendo manchar a imagem daquele craque dos anos 80, que é disparado o maior jogador da vitoriosa história rubro-negra.


A versão dada por Zico e seus assessores é de que a recusa ao Flamengo é uma escolha profissional, ou seja, ele deseja permanecer como treinador de um clube europeu. Mas será que sendo um treinador vitorioso no Brasil – mais especificamente no Flamengo - não seria mais fácil ainda dele ganhar prestígio e voltar ao cenário europeu? Isso a não ser que o treinador de 56 anos não confie na atual diretoria flamenguista, que é um dos rumores que correm nos bastidores acerca dessa opção do “Galinho”.

Determinadas pessoas apontam, como principal empecilho para que ele aceite o convite flamenguista, o receio de não agradar a exigente torcida rubro-negra. É discutível, pois temos uma série de grandes jogadores que posteriormente assumiram cargos na diretoria ou comissão técnica de times aonde foram ídolos. Temos uma lista extensa:

- Roberto Dinamite: o maior ídolo e artilheiro do rival Vasco não se privou de tirar Eurico Miranda da Presidência do Clube. O presidente de 56 anos assumiu o time que no mesmo ano caiu para a série-B, causando assim muitas dúvidas acerca de sua competência fora das quatro linhas. Mas hoje ele já começa a reerguer o time da cruz de malta. Detalhe: Roberto Dinamite tem ótimo relacionamento com Zico. Será que eles nunca conversaram sobre esse assunto? Bem que o Dinamite poderia aconselhar o Zico, não é mesmo?!?

- Johan Cruijff: O maior jogador holandês da história é um caso especialmente extraordinário. É um dos poucos a obterem resultados igualmente satisfatórios dentro e fora de campo. E olha que ele foi gênio dentro das quatro linhas! Cruijff foi jogador e treinador em dois clubes: Ajax e Barcelona, sendo ídolo em ambos. No Ajax ele foi mais vitorioso como jogador, ganhando 8 Holandeses, 3 Ligas dos Campeões e 1 Mundial, enquanto ganhou “apenas” 1 Supercopa Européia e 2 Copas dos Países Baixos como treinador. Já no Barça ele foi mais ganhador como técnico, vencendo “apenas” 1 Espanhol e 1 Copa do Rei como atleta, enquanto conquistou como técnico: 4 Espanhóis, 1 Copa do Rei, 1 Liga dos Campeões e 1 Recopa Européia. Mas é bom que se diga que ele ficou mais tempo no Ajax como jogador e no Barcelona como treinador.


- Muricy Ramalho: Esse é vitorioso e marcou história no São Paulo. Nos anos 70 foi jogador do tricolor ganhando 1 Brasileiro e 1 Paulista. O na época rebelde e cabeludo Muricy só não disputou a Copa do Mundo de 1978 devido a uma lesão no joelho sofrida em 1977. O aprendiz de Telê Santana fez história mesmo foi como técnico, conquistando o tri-brasileiro e uma Conmebol com o “expressinho”.

- Alan Shearer: Apesar de não ser tão conhecido no Brasil, Alan Shearer é um dos maiores atacantes da história da Inglaterra e do tradicional Newcastle United. É um dos maiores cabeceadores que já existiram, tendo disputado a Copa do Mundo de 1998. Em 2009, o então técnico do Newcastle Joe Kinnear teve problemas de saúde e Shearer então assumiu o comando técnico da equipe, mesmo à beira do rebaixamento. Resultado: Shearer caiu junto com os jogadores para a segunda divisão, mas não mudou em nada o respeito dos aficionados do Newcastle por ele.

- Andrade: Suas conquistas são equivalentes à sua humildade! Como jogador do Flamengo conquistou, ao lado de Zico, 3 Brasileiros, 1 Libertadores e 1 mundial. E em 2009 na sua estréia como treinador efetivo acabou com o jejum rubro-negro conquistando o Brasileirão, tornando-se assim Penta-Campeão, já que também ganhou pelo Vasco, como jogador.




- Emerson Leão: Goleiro de Copa do Mundo e treinador polêmico, Leão é um caso curioso, pois em 1987 ele era o goleiro titular do Sport Recife, quando pendurou as chuteiras e assumiu o clube. E no mesmo ano ele conquistou o Campeonato Brasileiro (assim considera a CBF) pelo time pernambucano. É muito famoso por ter colocado nos eixos aquele fantasioso time do Santos que tinha Robinho e Diego como destaques.

- Adilson Batista: Ele parou de jogar cedo, mas não ficou lamentando e foi “estudar o futebol” pelo Brasil e o mundo afora. Como zagueiro e ‘xerife’ que foi, destacou-se por Grêmio e Cruzeiro. É outro que não jogou uma Copa, devido às lesões. No tricolor gaúcho ganhou 1 Brasileiro, 2 Gaúchos, 1 Libertadores (aonde ganhou o apelido de ‘Capitão América’) e 1 Recopa Sul-Americana, como jogador, enquanto em 2003, como treinador ele assumiu o time em condições complicadíssimas e salvou-o do rebaixamento. No Cruzeiro venceu 2 Mineiros e 2 Supercopas da Libertadores. E agora treina o time mineiro pelo terceiro ano consecutivo, buscando o mesmo sucesso que teve como atleta em Torneios internacionais, já que até agora só conquistou 2 Mineiros e a Libertadores escapou na final em 2009. É considerado um dos melhores técnicos da nova geração, ao lado de Mano Menezes e Dorival Júnior.

- Antônio Carlos ‘Zago’: Também ex-zagueiro e jovem técnico. Zagueiro que se destacou na Itália, jogando pela Roma (aonde é conhecido como ‘Zago’) e revelado pelo São Paulo, Antônio Carlos, que recentemente assumiu o comando técnico do Palmeiras, visando repetir os títulos que obteve como jogador no Parque Antártica. Como jogador ele ganhou Libertadores, Italiano e vários estaduais. No Palmeiras fez parte daquele belíssimo time da ‘Era Parmalat’, ganhando em dois anos: 2 Paulistões, 1 Rio-Sã-Paulo e 2 Brasileiros.

Por fim, muitos jogadores que tiveram sucesso (mesmo que não como o ‘Galinho’) como jogador, assumiram responsabilidades em clubes que foram ídolos. Alguns fizeram sucesso rapidamente, outros fracassaram rapidamente, outros vivem altos e baixos e ainda buscam se firmar. É certo que esses ex-jogadores nunca irão apagar o que fizeram dentro de campo. E ainda possuem a oportunidade de ganharem o que não ganharam em campo. Por exemplo: nenhum desses técnicos citados ganharam uma Copa do Mundo, como jogador! Mas podem buscá-la agora!


Acho que está na hora do Zico assumir um cargo na diretoria do Flamengo! Por que ele insiste em recusar?


Postado por: Elder Breno

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br