É quase unânime a idéia de que a Taça Libertadores da América é a competição mais importante para os clubes brasileiros neste primeiro semestre. E é justamente em volta desta charmosa competição que se aflora a rivalidade entre os torcedores. Dos cinco brasileiros só o Corinthians nunca provou o gosto doce, de suor e sangue, de levantar a taça. No ano do centenário o “Timão” quer acabar com essa história e provar sua grandeza em territórios estrangeiros. Mas será que um clube brasileiro só pode ser considerado grande, se possuir a Libertadores? Cada um tem seu ponto de vista...
É extensa a lista de clubes considerados grandes que nunca ganharam a Copa Libertadores: Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Coritiba e Atlético-PR. Todos esses já foram campeões brasileiros e possuem muita força em seus estados! Mas é fato que esses clubes ficam devendo quando o assunto é competições sulamericanas! Para os rivais desses clubes, que já possuem o título, esse já é um motivo para colocarem-se em um patamar mais alto que o rival. Para os rivais, não é bem assim. Há corintianos que dizem que a Libertadores pode ser ganha só com sorte e violência, além de mencionar o Brasileirão como o título mais importante.
Em outros países também temos exemplos de grandes clubes que nunca venceram a Libertadores, como o Libertad-PAR, o Deportivo Quito-EQU, o San Lorenzo-ARG e o Rosário Central-ARG.
Partindo destes fatos tenho minha opinião sobre o tema. Brasileiro, Estadual e Copa do Brasil são muito importantes para mostrar a grandeza do clube, mas a Libertadores é a “cereja do bolo”, pois é com ela que vem o respeito de todo o povo sulamericano e a alcunha de time “copeiro” para alguns! E vocês o que acham?
Postado por: Elder Breno
0 comentários:
Postar um comentário