quarta-feira, 3 de março de 2010

Oito ou Oitenta


É incrível como um jogo mudou toda uma análise acerca de um trabalho feito por um clube de futebol! O Vasco que até alguns dias atrás era considerado um dos melhores times do Brasil e que via seus atacantes serem elogiados, de repente viu seu trabalho ser exageradamente contestado, por causa de uma derrota para o Botafogo.

Antes da final contra o time de Joel Santana, o Vasco era muito elogiado, principalmente por seu setor ofensivo e seu jogo bonito. E o craque Dodô era constantemente enaltecido, com destaque para as músicas, como: “É o poder, Dodô é o poder! Artilheiro da Colina faz um gol pra gente ver”. Coutinho era alvo de constantes elogios e a dupla de zaga era enaltecida junto ao ótimo Fernando Prass.


Mas depois desse jogo, mídia e torcida passaram a criticar o time de todas as formas, julgando que o time é fraco e que alguns atletas pipocaram. Dodô que era endeusado, agora é contestado. A zaga também foi criticada, assim como o goleiro Prass. E o meio de campo está sendo chamado de improdutivo.

A verdade é que isso tudo foi feito sem muitos cuidados e análises. Quando encheram a bola de Dodô, não se atentaram ao fato de que o jogador poderia ter uma queda de rendimento (seu próprio fisiologista disse), já que passou muito tempo inativo e que ele não é um centroavante propriamente de área, mas está fazendo esse papel. Fernando Prass está sendo criticado pela falha no gol de Fábio Ferreira, mas parece que ninguém se lembra dos milagres feitos por ele no decorrer do campeonato.

E o meio de campo que é chamado de improdutivo e previsível é um caso especial. É preciso ver que o time mudou a forma de jogar. Ano passado o time jogava com um quadrado no meio, com Alex Teixeira ajudando Carlos Alberto na armação, já este ano está jogando com um losango, em que Carlos Alberto é quase que exclusivamente responsável pela armação. Isso sem contar que Rafael Carioca e Léo Gago estão adaptando-se. Eu acho muito bom o esquema com três volantes, mas sei que não é um esquema que rende de um dia para o outro.


Assim sendo, considero como o grande problema da mídia e da torcida, o exagero. O Vasco ainda não é tão bom quanto falavam antes do jogo contra o Botafogo, mas também não é ruim como é dito hoje. Só espero que a diretoria do clube cruzmaltino não deixe isso influenciar nas decisões tomadas em relação ao planejamento previamente traçado.

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br